terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Festival promove cultura da cerveja e consumo responsável



Quem gosta de cerveja e mora nas proximidades de Campinas tem uma ótima opção de programa para este fim de semana. Inédito na cidade, o primeiro Festival Cultural da Cerveja será realizado sábado e domingo, com a proposta de desbravar o mundo da bebida, sua cultura e promover o consumo responsável. O evento terá música, gastronomia, cursos e degustações, das 11h às 19h, no Parque Lagoa do Taquaral. Não paga nada para entrar.


Esse novo evento de Campinas propõe que a cerveja, geralmente usada para celebrar momentos especiais, também seja comemorada e apreciada. Os visitantes poderão experimentar desde as lagers tradicionais brasileiras até outros tipos como weiss, red ale, pale ale, IPA, wit beer, belgian ale, entre outras. Ainda não entende desses estilos? Calma, especialistas estarão lá para ensiná-lo, como o beer sommelier Tulio Rodrigues, da Beer Academy, e Estácio Rodrigues, do Instituto da Cerveja.



Conhecimento cervejeiro


Serão oito espaços temáticos distribuídos pelo parque, os beer gardens. Neles, além da bebida, dá pra curtir a gastronomia e harmonizar com seu estilo favorito. Fica ao seu gosto. Vão ter petiscos típicos brasileiros, como escondidinhos, bolinhos de arroz e croquetes. Você também encontrará hambúrgueres gourmet, comidas típicas alemãs, pratos que usam a cerveja e a cevada como ingredientes, e até opções saudáveis e vegetarianas. Para embalar, DJs e grupos musicais de diferentes gêneros como samba, sertanejo, pop, rock, eletrônica e jazz se apresentarão. Os estandes contam também com água e bebidas não alcoólicas.



Quem quiser saber mais sobre a bebida também pode visitar o Cevaderia, um ambiente que oferecerá até um spa. Lá você encontra ainda food truck cervejeiro, palestras, bate-papos e aulas. Com diversos temas, profissionais abordarão as principais escolas cervejeiras, harmonização, dicas de degustação por estilos, uso da bebida como ingrediente na gastronomia e até a importância da cerveja para a saúde, tema que estará na pauta da nutricionista Rosana Perim, do Armazém Cerealista, e do cardiologista Nabil Ghorayeb.



Mês da cerveja


O Festival Cultural da Cerveja faz parte de uma série de ações em Campinas para promover outubro como o mês da bebida. “Queremos envolver toda a cidade para brindarem com a gente o mês da cerveja em grande estilo”, diz Marcelo Flores, sócio-diretor da Playcorp, realizadora do Festival.



Os bares, por exemplo, receberam um cartão cervejeiro para estimular o conhecimento de diferentes estilos da bebida. Alguns restaurantes estão com um cardápio especial harmonizando os pratos com a cerveja com preço promocional.



Então programe-se para brindar no fim de semana no Festival da Cerveja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário