quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Um brinde à cerveja de trigo!



Uma cerveja é basicamente composta de água, malte, lúpulo e fermento. O malte mais utilizado é o de cevada, mas também há o malte de arroz, de centeio e de trigo. As cervejas feitas com ingredientes de trigo tendem a ser leves e de sabor suave. “O trigo soma uma contribuição inigualável às cervejas do tipo weinzen, bastante cultuadas pelos povos germânicos”, diz o mestre cervejeiro e sommelier de cervejas Evandro Zanini. O trigo não maltado também pode ser usado pelos fabricantes para dar mais corpo, estabilidade e durabilidade à espuma da bebida. “É o caso das cervejas denominadas blanche ou wit, mais comuns na cultura belga. Mas o trigo e o malte de trigo, de maneira geral, produzem uma bebida de qualidade incrível”, diz Zanini.
Além de saborosa, a cerveja de trigo também possui propriedades nutritivas. Vale lembrar que a cerveja, de maneira geral, é composta de mais de 90% de água. A bebida também possui vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas – e um teor alcoólico em torno de 5%. A nutricionista Vanderlí Marchiori, consultora do Trigo é Saúde, ressalta que, se comparada à cerveja mais consumida no Brasil, que é a do tipo pilsen, a grande diferença da cerveja de trigo está na fermentação e no sabor. “Seu sabor é mais suave e, por ser de longa fermentação, não deixa gosto residual ou a sensação de boca seca após o consumo”, diz. “Mas, pelo teor alcoólico, seu consumo deve ser limitado a 350 ml por dia, o que equivale a uma latinha”, sublinha a nutricionista.
Um estudo da Universidade de Munique, na Alemanha, mostrou ainda que a cerveja, especialmente a de trigo, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Segundo David Nieman, um dos pesquisadores, a ação se deve à presença dos polifenóis, compostos químicos antioxidantes encontrados em diversas plantas e frutas, e também presente na cerveja. Os polifenóis, segundo o estudo, são mais eficazes quando ingeridos em combinações. Por isso, a cerveja de trigo, que contém vários tipos desse composto, foi a mais adequada para a pesquisa.  “Os polifenóis ajudam a regular o sistema imunológico e os processos relacionados à inflamação e ao estresse”, diz Nieman.
A nutricionista Vanderlí Marchiori acrescenta que a cerveja (não apenas a de trigo) está associada ao controle da hipertensão. “O poder antioxidante e a relação com o controle da pressão se devem ao lúpulo, flor que é parte integrante do processo de fermentação e age no sistema nervoso central, acalmando quem consome”, diz.
Mesmo assim, deve ser consumida com moderação, lembrando que jamais se deve dirigir um carro depois de beber. Quem não aprecia a bebida e deseja usufruir dos benefícios dos polifenóis pode ingerir frutas frescas, especialmente uvas e morangos, além de legumes e trigo integral, que também são ricos nessa substância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário